Parceria com o Parque Nacional da Gorongoza

Parceria com o Parque Nacional da Gorongoza

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) e o Barclays Bank Moçambique assinaram no dia 18 de Agosto, na cidade de Maputo, um acordo de parceria, no âmbito do Clube Empresarial da Gorongosa, criado há 3 anos. 

O Clube é uma iniciativa do Parque e tem estado, desde a sua criação, a encorajar e envolver a comunidade empresarial moçambicana (ou a operar em Moçambique) no nobre esforço de restaurar um dos Parques mais emblemáticos em África e no mundo. Assumimos assim, com esta adesão ao Clube, o compromisso de honrar este acordo nos próximos 5 anos, sendo o foco principal apoiar o PNG no Programa do projecto do café da Gorongosa. O Clube Empresarial da Gorongosa conta já com 25 membros institucionais.

No âmbito da assinatura deste acordo de parceria, Rui Barros, o nosso Administrador Delegado do Barclays Bank Moçambique, afirmou "O Parque Nacional da Gorongosa é sobejamente reconhecido em todo país e além-fronteiras como um projecto de grande ambição, de grande qualidade e de importância crucial para aquela região e o país como um todo. É uma das grandes riquezas que temos, a qual é preciso preservar e fazer crescer. E num país como Moçambique, que está também num fase de crescimento muito significativa tanto em dimensões sociais quanto econónomias, com um potencial que todos esperamos que se materialize rápido e de uma forma saudável, é sem dúvida para nós uma honra, e quase que até uma responsabilidade, apoiar este projecto. E apoia-lo de uma forma sustentável, a longo prazo, e próxima. Queremos de facto dar as mãos e seguir este caminho conjunto acompanhando aquilo que está a ser feito de uma forma apaixonada, e com certeza partilhando os mesmos valores, os valores da sustentabilidade, do meio ambiente da fauna existente no parque, das comunidades que lá vivem e em seu redor, incluindo obviamente a sustentabilidade financeira daquela região, o desenvolvimento económico e social, a educação que tem também um papel muito importante. Tudo isto num âmbito de excelência de parceria, portanto, falando directamente para nossa forma de estar enquanto Barclays Bank Moçambique para com a sociedade e para com os nossos clientes. Este apoio é um apoio holístico, um apoio a todo projecto de restauração do Parque Nacional da Gorongosa e com um especial enfoque num projecto que está a dar os primeiros passos, mas que julgamos que possa também ser uma imagem de marca a breve prazo, que é o projecto do café da Gorongosa, e que portanto iremos acarinhar de uma forma muito especial. Não queria deixar de agradecer quer ao Dr. Mateus Mutemba, Administrador do Parque, quer a toda equipa do Parque, pela dedicação que vemos que têm no dia-a-dia, pela forma como também têm trabalhado connosco para alcançar esta parceria, esta cooperação, certos de que será uma equipa vencedora mais uma vez e que em breve iremos continuar a partilhar bons resultados para este projecto.” 

No decorrer do acto, o Administrador do PNG, Mateus Mutemba, comentou: "Felicito e agradeço ao Barclays Bank Moçambique pela sua decisão de juntar-se ao Clube Empresarial da Gorongosa que, como temos estado a dizer, é um mecanismo de engajamento do sector privado que opera em Moçambique no programa de restauração do Parque Nacional da Gorongosa. Por via disto, temos estado a atrair a colaboração de diferentes entidades e o Barclays é a 25ª entidade que se junta ao Clube Empresarial. Estas contribuições têm estado a ser direccionadas para diferentes áreas de projectos que temos e que incluem desde programas de investigação nas populações de leão, de elefante, contribuição para o nosso santuário de fauna bravia, mas também, no âmbito social, intervenções orientadas para o apoio a crianças vulneráveis e ao programa da rapariga, isto entre outras áreas de intervenção que têm sido eleitas pelos membros do Clube Empresarial da Gorongosa. O Clube está a crescer. Nos últimos 3 anos, nós estabelecemo-lo e, de la para cá, como disse, o número de empresas que aderem - porque se identificam com a missão do parque e com o trabalho que está a ser feito lá -, tem estado a trazer contribuições significativas para o nosso orçamento, para o nossa capacidade de realizar a missão. No ano passado, essa contribuição situou-se nos 6% do nosso orçamento, o que é gratificante, precisamente porque é uma iniciativa inovadora, que está nos seus primeiros anos, que tende a implantar-se e, por via disso, também deverá atrair ainda mais empresas. Por isso, apraz-nos recebê-los como membros deste clube empresarial e queremos assegurar que vamos fazer uma gestão adequada dos recursos que colocam ao nosso dispor para realizar esta dupla missão do projecto de restauração do Parque Nacional da Gorongosa, que tem por enfoque a sustentabilidade do meio ambiente e, por outro lado, também a sustentabilidade, o desenvolvimento humano, que é a outra bandeira do que fazemos aqui. Muitíssimo obrigado.”

Serviço ao Cliente

Telefones: 1223

Ou: +258 21344400

Para Reclamações, clique aqui

Para serviços gerais e questões relacionadas com sistemas, clique aqui

Contactos Corporate

Tabela de Câmbios

Moeda Compra Venda
USD 60.00 61.20
EUR 70.43 71.84
ZAR 4.27 4.36

2017/21/11

Outras moedas

Premier

Prestige

Corporate